quarta-feira, 17 de abril de 2013

ATRAÇÃO INTERNACIONAL NA BEIRA LINHA: GRUPO DA COLÔMBIA CONFIRMADO NO PROJETO CULTURA NOS BAIRROS



Geórgia Jahara (Ascom Sec. Cultura)

Neste domingo, 21 de abril, a Secretaria de Cultura de Teresópolis levará à comunidade da Beira Linha o projeto Cultura nos Bairros. Desta vez, a edição do projeto será mais do que especial, com a participação de uma atração internacional, vinda da Colômbia diretamente para alegrar o público teresopolitano. As atividades serão realizadas na chamada 'pracinha', no entroncamento entre as ruas Beira Linha e Paraná, próximo à Escola Municipal Chiquinha Rolla, com início às 15h.
“O Cultura nos Bairros é um projeto de grande importância, não só pelas atrações artísticas e de entretenimento que leva às comunidades como também pela localização dos valores artísticos de Teresópolis. E, neste domingo, será especial, tendo a participação de um grupo de teatro internacional, que virá a Teresópolis exclusivamente para prestigiar as ações da secretaria. Sem dúvida, será uma grande oportunidade não só para os moradores da comunidade, mas para que os teresopolitanos em geral possam conhecer e apreciar um pouco da cultura colombiana. Estão todos convidados”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o Cultura nos Bairros levará atrações envolvendo música e teatro à Beira Linha. Na programação, estão previstas apresentações musicais, incluindo a performance em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, executada por Fernando Mello, Pedro Cavalcante, Ayrton Rebello e o próprio Arnaldo Almeida. Logo depois, será a vez do grupo colombiano de teatro Vendimia, de Bogotá, na Colômbia, apresentando o espetáculo 'Las muertes de los poetas' - As mortes dos Poetas.

Realização da Travessia Teatro e Aldeia Casa Viva, o espetáculo, em formato de teatro de rua, tem cerca de uma hora de duração e será encenado em espanhol. A história começa com o poeta grego Ésquilo (que representa o eurocentrismo) que, através da reencarnação de outros poetas, obriga sua mulher, Zamba, a representar vários personagens de outros ilustres escritores europeus. Em um afã de euforia produzida pelo personagem Calibã, de A Tempestade, de William Shakespeare, o poeta não resiste ao olhar dos escritores e poetas latino-americanos e se deixa seduzir por um tirano latino-americano. Encarnando a personagem e em estado catártico produzido pelo déspota, a mulher Zamba e a Morte o pegam em uma armadilha e o prendem em sua carroça, para levá-lo de cidade em cidade como um boneco, títere de circo velho, a contar a sua história de uma Europa em decadência e de uma América Viva e popular.
O texto é resultado de criação coletiva e o espetáculo tem direção de María Fernanda Sarmiento Bonilla e apoio técnico de Mauricio Rodriguez. No elenco, estão: Carlos Araque (Esquilo), Clara Contreras (A Morte) e Cristina Alejandra Jiménez (Zamba). No sábado, 20, será realizado um bate-papo entre o grupo colombiano Vendimia e os artistas da cidade, a partir das 17h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca.
Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros é desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas.

CIÊNCIAS BIOLÓGIAS DO UNIFESO EM AÇÃO VOLUNTÁRIA NO PARNASO



Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram de uma ação voluntária realizada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) no dia 7 de abril. Eles percorreram o Caminho do Ouro, trajeto que liga os municípios de Magé e Petrópolis pertencente aos “Caminhos da Serra do Mar”. Na ação, o grupo de cerca de vinte pessoas fez retirada de lixo, pintura de sinalização rústica, retirada de árvores que estavam caídas na trilha epoda em vários pontos que estavam fechados.
O estudante Marcello Medeiros recomenda ações deste tipo para quem ainda não teve a oportunidade de visitar as trilhas e conhecer os trabalhos que são desenvolvidos nesses locais, “pois além de agregarem mais pessoas ao PARNASO permitem ver de perto problemas que ainda acontecem nas unidades de conservação ou nos seus entornos, que podem ser solucionados pelos futuros biólogos”. Ele completa com um alerta aos futuros biólogos, principalmente àqueles que estão se formando em Teresópolis. “Estes futuros profissionais têm quase que obrigação de conhecer bem as unidades de conservação que cercam o município, seja o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o dos Três Picos, ou o recém-criado Parque Municipal”, disse.