segunda-feira, 15 de abril de 2013

CULTURA DE RAIZ CONCORRE AO PRÊMIO RIO SOCIOCULTURAL 2013


Geórgia Jahara (Ascom Sec. Cultura)


O projeto Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis, de valorização da cultura popular, está inscrito no Prêmio Rio Sociocultural deste ano. Em sua quarta edição, o prêmio é uma realização do Riosolidario e do Instituto Cultural Cidade Viva, com apoio do Sebrae e patrocínio da CEG Rio e da Secretaria Estadual de Cultura. Nos três anos anteriores, 758 projetos foram inscritos e concorreram ao prêmio, representando os 92 municípios fluminenses.
O Prêmio Rio Sociocultural tem o objetivo de identificar, premiar e dar visibilidade às ações inovadoras, criando potencial para que projetos exemplares se multipliquem. A finalidade é valorizar, reconhecer publicamente, premiar e divulgar iniciativas socioculturais inovadoras e empreendedoras no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, capazes de gerar crescimento social, bem comum para a população local, autoestima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural fluminense.
Podem participar ações socioculturais que envolvam: todas as artes (cênicas, visuais, audiovisuais, cultura digital, música, literatura e artes plásticas), artesanato, gastronomia típica, moda, design, patrimônio cultural material e imaterial, turismo cultural, meio ambiente, ciência e tecnologia que utilizam meios artísticos, educação através das artes e escolas de arte – sempre com foco no desenvolvimento social de grupos e comunidades.
Os projetos e ações inscritos concorrem entre si e, após seleção realizada por um comitê técnico, serão definidas as 10 iniciativas finalistas. A previsão é que a relação dos finalistas seja divulgada até o final do mês de maio. Depois, as 10 iniciativas serão novamente analisadas, com base em cinco critérios: soluções simples, inovadoras, pioneiras, de fácil implementação, que dispensem grandes investimentos e estruturas operacionais vultosas; resultados significativos para a comunidade, processos contínuos, não pontuais, com potencial multiplicador para outras localidades; valorização dos grupos socioculturais locais e da identidade sociocultural fluminense; inclusão de segmentos socioculturais marginalizados, com possibilidades ou resultados efetivos de cidadania e inserção social; e potencial de geração de trabalho e renda, estímulo ao espírito comunitário, ao associativismo, promovendo desenvolvimento econômico sustentável, através da arte e da cultura. Por fim, após esta segunda avaliação, cinco das iniciativas finalistas sairão vencedoras do Prêmio Rio Sociocultural, dividindo entre si R$ 100 mil em prêmios.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a participação aceita do Cultura de Raiz no Prêmio Rio Sociocultural demonstra não só a seriedade, como também o êxito do projeto. “O Cultura de Raiz é um projeto de fundamentos sólidos, que valoriza a cultura popular e atende a todos os critérios do prêmio. São quatro anos de ação ininterrupta, com alcance extraordinário e sucesso mais do que comprovado. Por estas razões, e por ser o Cultura de Raiz um projeto de grande alcance social, temos sim, chances reais de estar entre os finalistas”, avalia.
O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, tendo como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Tem formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna. Ao todo, já foram realizadas 42 edições, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

Homenagem da Câmara Municipal
Para se ter uma ideia da importância e do alcance cultural do projeto no município, na última edição do Cultura de Raiz, o vereador José Carlos da Estufa, em nome da Câmara Municipal, entregou ao Secretário Wanderley Peres um voto de congratulações pelos quatro anos do projeto e por todo o trabalho realizado no Encontro de Cultura de Raiz. “Eu, particularmente, adoro este tipo de música. Acho ótimo o Cultura de Raiz e muito importante o trabalho de resgate realizado pelo projeto. Por isso, é mais do que justa esta homenagem”, comentou o vereador, na ocasião.
Foto: Roberto Ferreira
O Cultura de Raiz dá voz ao artista popular, que vem tendo o merecido apoio da Secretaria de Cultura

SIMPÓSIO ESTADUAL DE HOTELARIA HOSPITALAR MOVIMENTA TERESÓPOLIS


AscomPMT (texto e foto)


Realizado na última sexta, 12, e sábado, 13, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle da Infecção Hospitalar movimentou Teresópolis, reunindo cerca de 300 participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Florianópolis, entre outros locais.
O vice-prefeito Márcio Catão marcou presença no simpósio, que é resultado de uma ação coordenada entre o Comtur - Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau de Teresópolis e Secretaria Municipal de Turismo para incluir o município no circuito estadual e nacional de congressos e eventos. “É muito importante a parceria público-privada para o desenvolvimento socioeconômico do nosso município. A realização de um evento desse porte em Teresópolis é uma excelente oportunidade para alavancar o turismo e a economia da cidade”, destacou Catão.
O Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Leonardo Carvalho, reforçou a proposta de colocar Teresópolis em lugar de destaque no cenário de realizações de grandes eventos. “É uma maneira de fazer com que as pessoas venham à cidade e conheçam os produtos turísticos, resgatando a imagem de Teresópolis”.
O empresário Pedro Alves também ficou satisfeito com o sucesso do simpósio. “Esse simpósio é exemplo de uma ação objetiva, resultado da reestruturação do Comtur, que pretende fazer muita coisa boa para a cidade”. 
Promovido pela Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro com patrocínio do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – e também de empresas de diversos setores –, o simpósio teve como principal foco a atualização profissional e de conceitos como hotelaria hospitalar e controle de infecção hospitalar, treinamento de equipes, capacitação, atendimento humanizado e a busca pelo êxito nos processos. 
As organizadoras comemoraram o sucesso do evento. “Foi um grande desafio, mas conseguimos reunir um público de aproximadamente 300 pessoas, o que nos motiva a realizar a próxima edição”, comentou Raquel Oliveira, da diretoria da Sociedade de Hotelaria Hospitalar. “A solicitação dos nossos fornecedores e dos participantes é de que no ano que vem façamos um simpósio a nível nacional”, informou Flávia Fávero, Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro e supervisora de hotelaria hospitalar do Hospital Unimed Petrópolis. “O evento reuniu profissionais de alto nível, que promoveram o conhecimento para todos os envolvidos”, completou Luciana Oliveira, da diretoria de Relacionamento com o cliente e Hotelaria Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis. 

Vice-prefeito Márcio Catão com as organizadoras Raquel Oliveira, Flávia Fávero e Luciana Oliveira: I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle da Infecção Hospitalar foi sucesso em Teresópolis