sábado, 16 de março de 2013

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO UNIFESO REALIZA AULA MAGNA


 O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 14 de março, a Aula Magna dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática. Com o tema “Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação no Brasil”, a conferência foi ministrada pelo professor doutor José Carlos Costa da Silva Pinto, Diretor Executivo da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos e Diretor Adjunto de Tecnologia e Inovação da COPPE (COPPETEC / COPPE-UFRJ).
A professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do CCT e coordenadora do curso de Matemática, destacou a importância de “marcar o início das atividades acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia mediante conferência realizada por convidado com notória respeitabilidade nos meios acadêmicos e culturais, a fim de promover a integração dos estudantes iniciantes com a Instituição, assim como fortalecer o elo já existente entre docentes, discentes, coordenações de cursos e direção”.
A professora Vivian Telles, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, levantou um dado importante passado pelo professor José Carlos durante a conferência. “Eles mostrou aos nossos estudantes que a produção científica no Brasil é a que mais cresce: 8% ao ano enquanto em outros países esse crescimento é de 2,5% ao ano”, ressaltou a coordenadora, destacando outra fala do convidado. “O Brasil está carente de profissionais de nível superior fazendo mestrado, doutorado, produzindo. Acredito que esta informação tenha estimulado ainda mais os nossos estudantes a se formar, fazer uma pós-graduação, ingressar na área academia, e não ficar apenas visando o lado objetivo, profissional”, completou Vivian.
Para o estudante Daniel Ferreira Frias, do quarto período de Engenharia Ambiental e Sanitária, a conferência prendeu a atenção do público por se tratar de um tema atual e interessante. “Ao falar sobre os desafios para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no nosso país, o palestrante mostrou alguns problemas enfrentados na área como a burocracia; a falta de investimentos na ciência, o que acarreta em um fraco desenvolvimento tecnológico; e o atraso do Brasil em relação a países como os Estados Unidos e a Alemanha. Por outro lado, ele destacou o fato de que, hoje em dia, o grande número de parcerias entre empresas tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro”, contou estudante.

SEMANA DA EDUCAÇÃO 2013: CURSO DE FORMAÇÃO PARA O PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ACONTECE NESTE SÁBADO



Promovida pela Secretaria Municipal de Educação desde segunda-feira, 11, a Semana da Educação de Teresópolis trouxe especialistas de nível nacional para discutir temas pertinentes ao ensino no município. O evento será encerrado neste sábado, 16, com a aula inaugural da formação continuada oferecida pelo Ministério da Educação aos professores da Rede Municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos, dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação será realizada às 8h, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea).
Ainda durante o primeiro dia do evento, foi lançada oficialmente em Teresópolis a adesão do município ao PNAIC, um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A Coordenadora do PNAIC em Teresópolis, professora Cristina Esteves, convida os 300 professores da rede municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos a participarem da Aula Inaugural, data-limite onde esses educadores poderão decidir se farão, ou não, o curso de formação continuada ofertado pelo MEC. “Dos 300 professores da Rede Municipal que atuam nestes anos, cerca de duzentos já se inscreveram. Nosso desejo é que tenhamos 100% de adesão”, avaliou Cristina Esteves.
Nesta sexta, 15, a programação da Semana da Educação 2013 foi realizada no auditório do Clube Comary, no Comary. A primeira palestrante do dia foi Marta Relvas, mentora e professora do curso de pós-graduação de Neurociência Pedagógica da AVM Faculdade Integrada – Universidade Candido Mendes/RJ. Tendo como público-alvo os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, a conferencista falou sobre o tema ‘A Contribuição da Neurociência na Educação Cognitiva e Emocional nas Práticas Pedagógicas’. À tarde, equipes gestoras e professores da Educação de Jovens e Adultos acompanharam a palestra ‘Educando para o mercado’, com Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata Software.
Durante cinco dias, a Semana da Educação reuniu professores especialistas, conhecidos por seus estudos dedicados aos problemas enfrentados pela Educação do país, que partilharam suas experiências com professores, equipes diretivas, funcionários de apoio, pais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram realizadas em quatro locais: Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary), UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos (Av. Alberto Torres, 111, Alto), SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749, Várzea) e Escola Municipal Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea).
 Fotos: Jeferson Hermida
Educadores dos anos finais do Ensino Fundamental marcam presença na palestra sobre neurociência e as práticas pedagógicas, com a conferencista Marta Relvas
Equipe da Secretaria Municipal de Educação comemora o sucesso da Semana da Educação de Teresópolis