quinta-feira, 21 de março de 2013

PREFEITURA E INSTITUTO SABER FIRMAM PARCERIA PARA PROMOVER OFICINAS GRATUITAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE



Entre as atividades, informática, idiomas, canto, dança, teatro e futebol
 
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, firmou uma parceria com o Instituto Saber para promover oficinas gratuitas para crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Meudon. As inscrições já estão abertas e as aulas acontecem na sede do Centro de Referência e no instituto, no Meudon. Entre as modalidades oferecidas estão Canto/Coral, Dança de Salão, Teatro, Violão, Violino, Inglês, Espanhol, Informática, Futebol, Jiu-Jítsu e Taekwondo.
“Buscamos a parceria com o Instituto Saber, que oferece diversas oficinas para crianças e adolescentes, e encontramos um parceiro comprometido com a responsabilidade social na comunidade onde atua, promovendo ações que melhoram a qualidade de vida e o crescimento de uma sociedade mais justa, tendo os ideais de valorização do protagonismo juvenil, assim como o CRAS”, frisou Tereza Alvarez, coordenadora do CRAS/Meudon.
As inscrições podem ser feitas no CRAS (Rua Caramuru, 108, Meudon), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. São oferecidas 90 vagas, sendo que Canto/Coral, Dança de Salão, Violão, Violino, Inglês, Espanhol e Informática estão disponíveis para adolescentes a partir de 12 anos de idade e Teatro, Futebol, Jiu-Jítsu e Taekwondo para crianças a partir dos 10 anos. As crianças que procurarem o Instituto Saber com idade a partir dos 5 anos serão atendidas nas oficinas da Palavra e do Teatro, em parceria com a OCA - Projeto Saci Terê- Ponto de Cultura, de Recreação Infantil , Biscuit e Bordado, promovidas pelo CRAS.  
As famílias assistidas pelo CRAS/Meudon interessadas em participar passam por uma avaliação técnica da assistência social e são encaminhadas para as oficinas, conforme disponibilidade do Instituto Saber. Além destas oficinas, o Centro de Referência oferece 30 vagas para aulas de ginástica para a terceira idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
O CRAS possui ainda a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo centro de referência é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este trabalho de caráter continuado visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Teresópolis possui cinco centros de referência localizados no Alto, Fischer, Barroso, Meudon e São Pedro.

SECRETARIA DE CULTURA LANÇA NOVO CURSO E INICIA ATENDIMENTO À FILA DE ESPERA


- Além da nova modalidade, dança de rua, o Coral também tem vagas abertas

Geórgia Jahara (Ascom Sec. Cultura)


Passado menos de um mês do início das atividades dos cursos culturais gratuitos oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria de Cultura de Teresópolis começa agora a atender os primeiros inscritos que ficaram na fila de espera. Além disso, acaba de lançar um novo curso, de dança de rua, que já está com inscrições abertas. Há vagas disponíveis também para o Coral Municipal.
“Tivemos uma procura de mais de 1.500 pessoas em busca nos cursos gratuitos. Num primeiro momento, após criteriosa análise, pudemos atender de forma imediata cerca de 1.200 alunos, o dobro do registrado no ano passado. Conforme prometido, agora estamos começando a atender aqueles que ficaram na fila de espera, além de lançar uma nova modalidade, que teve demanda detectada a partir de nossos estudos. A médio prazo, a intenção da Secretaria de Cultura é totalizar o atendimento a 100% dos inscritos”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Com relação à fila de espera, foram abertas novas turmas dos cursos de teclado e piano, com aulas a serem realizadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, sob o comando do professor Gleidson Lima. As turmas serão formadas exclusivamente por pessoas inscritas que estavam aguardando atendimento, e as aulas das novas turmas serão realizadas às quartas e quintas, em diversos horários.
Além disso, será iniciado o curso de dança de rua, ministrado pelo professor Marcelo Cruz, diretor do grupo Top Street Dance. Os dias e horários das aulas ainda não estão definidos, mas as inscrições para o novo curso já estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Outro curso que está com vagas abertas é o de canto coral. Os ensaios do grupo, comandado pelo maestro Ricardo de Oliveira, são realizados no Centro Cultural Bernardo Monteverde, às terças, das 18h às 20h, e às quintas, das 19h às 21h. Para participar, basta o interessado se dirigir ao Centro Cultural (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto), de segunda a sexta, das 10h às 19h.
Para realizar a matrícula, tanto para o coral, como o curso de dança de rua, é preciso que o próprio aluno ou o responsável apresente os seguintes documentos: duas fotos 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento - com fotocópia; declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes em idade escolar); comprovante de residência; e atestado médico, no caso dos cursos de jazz, balé, caratê e capoeira.
Com a nova modalidade, a Secretaria de Cultura totaliza 20 cursos oferecidos gratuitamente à população: violão, teclado, piano, flauta, cavaquinho, canto, coral (adulto e infantil), teoria musical, balé, jazz, dança de salão, teatro (infantil, adolescente e adulto), fotografia, cinema, desenho e pintura, artesanato, modelagem com argila, capoeira, caratê e dança de rua. As aulas são realizadas na Casa de Cultura e no Centro Cultural Bernardo Monteverde.

Foto: Marco Esteves
 Alunos de todas as idades são atendidos pelos cursos gratuitos da Cultura