quarta-feira, 27 de março de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA O 4° ANIMA TERÊ

- Ginásio Pedrão deve receber cerca de 7.000 pessoas em quatro dias de evento


Marcelo Ferreira (Texto e Foto)


O Serviço de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 2 a 5 de abril, no Ginásio Pedrão, o 4º ANIMA TERÊ. O Festival Municipal de Animação, que em anos anteriores era restrito a visitações escolares, desta vez será aberto ao público e contará com a participação da Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ e com o apoio do SESC Rio e do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos). É esperado um público em torno de sete mil pessoas durante os quatro dias do festival. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), de 8h às 21h nos dias 2, 3 e 4 de abril, e até as 12h no dia 5.
Durante quatro dias, estudantes, professores e visitantes terão a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) faz parte do Consórcio CEDERJ, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior à distância e divulgação científica. Ela trará para o evento sua Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Sua estrutura física é composta por uma carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos como o esperado simulador de gravidade. 
Este ano, entre novidades na estrutura e mais recursos cenográficos, a parceria com o UNIFESO também garante Oficinas de Matemática voltadas para os professores, a partir de softwares específicos de simulações, animações e jogos. Outras novidades são as apresentações de hip-hop e street dance, exposição de grafite e xilogravuras coordenadas pelo SESC Rio, divulgação e apresentação do Festival de Cinema do Colégio Estadual Euclydes da Cunha e o lançamento do website da Escola Municipal Profª Aclimea de Oliveira Nascimento, do bairro de São Pedro.
Com o Ginásio Pedrão dividido em ilhas onde funcionarão as diferentes oficinas, os visitantes poderão criar seus próprios projetos durante o evento. Para Ana Geanette e Anderson Mota, membros da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação, a utilização da linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta pedagógica, viabiliza novas possibilidades de aprendizagem. “Neste evento, conseguimos promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicam. 

Informações e agendamentos de visitas estão disponíveis através do telefone (21) 2742-1411, com Ana ou Bernadete.


Oficinas oferecidas
• Animação em Massa de Modelar – Neste tipo de animação chamada Stop Motion, são distribuídas massas de modelar para a composição de personagens e cenários, os quais darão vida a um texto já conhecido pelos alunos.

• Animação em Desenho – Outra modalidade de Stop Motion, nesta animação os alunos criam personagens e com as orientações dos auxiliares de mesa tornam o desenho animado.

• Animação em Pixilation – Essa oficina é uma criação de personagens em que as próprias crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados.

• Oficinas de Matemática – Estudantes do Unifeso desenvolverão atividades envolvendo simulações, animações e jogos a partir de softwares específicos.

• Modelagem Gráfica e Simulações – O Unifeso apresentará nos dias 30, 31 de maio e 1° de junho exemplos de modelagens gráficas e simulações interativas, desenvolvidas com a participação de alunos do Curso de Ciência da Computação. Os visitantes poderão utilizar os aplicativos comandando, por exemplo, um helicóptero em vôo sobre uma região de Teresópolis atingida pelas chuvas de janeiro de 2011

PUBLICADO NA REVISTA INSPIRAR ESTUDO REALIZADO NO UNIFESO


“Função Pulmonar e Análise Postural de Pacientes Asmáticos Atendidos na Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO” foi a temática abordada por ex-alunas e professoras do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) num estudo desenvolvido na Clínica-Escola durante cerca de um ano. A partir dos dados coletados, no ano passado as egressas publicaram um artigo na revista eletrônica Inspirar – Movimento e Saúde, disponível para consulta na edição nº 20, divulgada em setembro de 2012. 
Orientadora Alba Fernandes
E egressa Natasha Cantarini 
O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa Natasha Cantarini Furtado, orientado pela professora Alba Barros Souza Fernandes, coordenadora da Clínica-Escola de Fisioterapia, e co-orientado pela professora Gloria Vianna, do curso de Fisioterapia. O projeto contou com o apoio do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), o que contribuiu muito para a qualidade da pesquisa. Também participou do estudo a egressa Djenni Mary Leal da Silva.
A fisioterapeuta Natasha conta que este trabalho, realizado ainda durante a graduação, foi uma oportunidade de fazer uma pesquisa experimental estudando os próprios pacientes da Clínica-Escola. Recém-formada, ela não pretende deixar os estudos científicos de lado e atualmente investe em sua profissão, especializando-se em Terapia Manual e Biomecânica Clínica, curso de pós-graduação do UNIFESO. Para concluir a especialização, ela pretende iniciar uma nova pesquisa a ser entregue ainda no fim do ano. “Será um trabalho em forma de artigo. O tema não está completamente fechado, mas a ideia é fazer sobre o tratamento fisioterápico da lombalgia utilizando os métodos de Pilates e Estabilização Segmentar Lombar”, adiantou a fisioterapeuta.

ÚLTIMA SEMANA DE VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘UM OLHAR FEMININO’

- Mostra coletiva reúne trabalhos em artes plásticas na Casa de Cultura


Geórgia Jahara (Ascom Sec. Cultura)

Exposta desde o início do mês de março na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a mostra coletiva ‘Um Olhar Feminino' chega à sua última semana de visitação.  Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a exposição foi idealizada em homenagem ao mês da mulher e reúne trabalhos em pintura, desenho, escultura e instalações, produzidos exclusivamente por artistas mulheres.
Na mostra, 13 artistas revelam, através de seus trabalhos, sua experiência com as artes visuais. São 21 obras nos mais diferentes estilos e técnicas, cuidadosamente selecionados pelo curador e coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha. Quem visitar a exposição poderá observar a força da cor das pinturas abstratas inspiradas no grafitti de Vanessa Barini, as obras onde a natureza é elemento de inspiração e matéria-prima nas pinturas de Ivanilde Gallo e Eneida Telles, o figurativo das pinturas de Clélia Brito e Edith Sidi. Também será possível descobrir as formas intrigantes das imagens de Vânia Catarina, Isadora, Helena Bandeira, Marina Didonet, Ruth Bilé, Lydia Tractenberg e ainda decifrar o conceito criativo dos objetos de Márcia Tayt-Sohn e Marilu Andrasan.
“São os últimos dias para conferir estes trabalhos, onde se percebe que a expressão feminina é tão diversa e intrigante quanto a própria natureza da mulher. No mês em que se comemora o seu Dia Internacional, esta foi uma das contribuições da Secretaria de Cultura em homenagem às mulheres. Para quem ainda não viu, vale a pena”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. A mostra pode ser visitada até este sábado, 30 de março, das 8h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras).
Foto: Marco Esteves
Pinturas, esculturas e instalações fazem parte da exposição